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  • 10/09/2025 12:54

Programa Estrada Boa transforma a malha rodoviária de Santa Catarina com R$ 3,5 bilhões em investimentos

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  • Roberto Zacarias / SECOM -

Santa Catarina já colhe os resultados do maior programa rodoviário de sua história. O Programa Estrada Boa, executado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), já soma 100 obras em andamento ou concluídas em todas as regiões, com investimentos que ultrapassam R$ 3,5 bilhões.

O impacto já pode ser medido: em 2023, um estudo da Fetrancesc apontava que 73% das rodovias estaduais eram classificadas como ruins ou péssimas. Hoje, após os avanços do Estrada Boa, 80% da malha está em condições ótimas ou boas. A meta do Governo é chegar a 100% da malha viária em condições regular a ótima até o final do primeiro semestre de 2026.

Foto: Divulgação / SECOM
Foto: Divulgação / SECOM

Obras estruturantes em todas as regiões

O pacote de investimentos contempla grandes intervenções e melhorias profundas em rodovias estratégicas. Entre os destaques estão:

  • Litoral – Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do Estado, com R$ 73 milhões em investimentos. Também está dentro do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um marco turístico e cultural de Florianópolis;
  • Norte – Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), juntas somando quase R$ 300 milhões em investimentos;
  • Vale do Itajaí – O novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta;
  • Planalto Serrano – Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici;
  • Sul – Acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, ambos com investimentos acima de R$ 250 milhões somados;
  • Meio-Oeste – Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; além de obras na SC-452 ligando Fraiburgo a BR-470, conectando cidades com forte produção agrícola;
  • Oeste e Extremo Oeste – Melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando pelas cidades de Arvoredo, Seara e Arabutã; pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); além da ampliação e restauração em pavimento de concreto da SC-305 e da SC-160, que juntas recebem mais de R$ 250 milhões.

Foto: Leo Munhoz / SECOM
Foto: Leo Munhoz / SECOM

Via Mar: um novo eixo logístico

Um dos projetos mais ousados é a Via Mar, um corredor rodoviário de 145 km entre Joinville e a Grande Florianópolis, com seis faixas de rolamento. O investimento estimado é de R$ 7,5 bilhões, em modelo de parceria público-privada (PPP). A nova ligação promete aliviar o tráfego do litoral norte e ampliar a competitividade dos portos catarinenses.

Tecnologias inovadoras

O Estrada Boa também se destaca pelo uso de tecnologias modernas de engenharia rodoviária. Entre elas:

  • Reciclagem a frio de pavimento, que reaproveita o material da própria rodovia, reduzindo custos e impactos ambientais;
  • Asfaltos modificados com polímeros, que aumentam a durabilidade e a resistência ao tráfego intenso;
  • Uso de asfalto com adição de borracha, reutilizando material de pneus inutilizados, aumentando a resistência do asfalto e contribuindo com a sustentabilidade;
  • Soluções de drenagem avançada, fundamentais em regiões de relevo acidentado, como a Serra do Corvo Branco e a Serra do Faxinal;
  • Projetos de segurança viária, com trevos modernos, iluminação LED e sinalização inteligente;
  • Utilização de isopor (poliestireno expandido – EPS) para execução de aterros, ganhando celeridade e economia.

Foto: Jonatã Rocha / SECOM
Foto: Jonatã Rocha / SECOM

Impacto direto na vida dos catarinenses

Com a ampliação da malha rodoviária de qualidade, Santa Catarina reforça sua vocação como um dos maiores polos logísticos do Brasil. Para o Governo do Estado, cada quilômetro pavimentado ou recuperado significa não apenas mais segurança para motoristas, mas também ganho de qualidade de vida e competitividade para a economia estadual, reduzindo custos de transporte e escoamento da produção.


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