Canoinhas
+11...+21° C
  • 08/09/2025 14:25

Abertura de empresas cresce 17% em Santa Catarina até agosto

';
  • Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom -

Setores de transporte e de comércio são destaque. Medidas de desburocratização facilitam abertura de empresas

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 17% entre janeiro e agosto, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O percentual representa o salto de 84.424 CNPJs criados nos primeiros oito meses de 2024 para 98.892 empresas abertas no mesmo período de 2025 – a diferença é positiva em 14.468 empresas. Os números revelam o crescimento do empreendedorismo em Santa Catarina, principalmente ligado aos micro e pequenos negócios.

“O catarinense tem o empreendedorismo no seu DNA. É um povo que gosta de trabalhar, de inovar, e sobretudo de ter seu próprio negócio. É por isso que o Governo do Estado vem facilitando a vida do empreendedor, oferecendo crédito subsidiado, simplificando o processo de abertura de empresas, não aumentando impostos e melhorando o ambiente de negócios. Com o Estado sendo um parceiro, Santa Catarina vai continuar crescendo acima da média nacional”, afirmou o governador Jorginho Mello.

O volume de 98.892 novas empresas abertas em 2025 corresponde ao saldo final, ou seja, o volume de empresas constituídas no período (204.414) menos o de empresas extintas (105.522). Considerando apenas o volume de empresas constituídas neste ano, se destacam a participação de sócias mulheres (109.929) bem como de jovens entre 21 e 30 anos (82.271). Além disso, o avanço fez o estado chegar a 1,57 milhão de empresas ativas em Santa Catarina.

Setores de transporte e de comércio são destaque na abertura de empresas

O saldo de 98.892 empresas abertas em 2025 corresponde a diversos setores econômicos. A liderança é do setor de transporte e armazenagem, com 14.377 novos CNPJs, seguido do setor de comércio e reparação de veículos, com 12.716. Na sequência aparecem os setores de atividades administrativas e serviços complementares (11.885), construção civil (10.191) e indústria da transformação (9.335), entre outros setores.

“A atividade econômica de Santa Catarina é a que mais cresce no país, com avanço de 6,1%. Essa pujança da nossa economia é fundamental para criar oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. Apesar de um cenário desafiador a nível nacional e internacional, Santa Catarina mostra que é diferenciada e muito competitiva, fruto da competência do nosso setor produtivo”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Do volume de 98.892 empresas abertas em 2025, a maior parte é de micro e pequenas empresas. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) respondem por 81.013. Já as empresas de sociedade limitada (LTDA) são 29.420, as sociedades anônimas (S/A) somam 208 e as cooperativas 79. A figura jurídica de Empresário Individual (EI), que está sendo substituída pelos MEIS, acumula retração de 11.879.

Medidas para facilitar a abertura de empresas

O Governo de Santa Catarina atua para desburocratizar o ambiente de negócios e facilitar a abertura de empresas. O Programa SC Bem Mais Simples, por exemplo, prevê um convênio com as prefeituras para integrar informações e agilizar a emissão de consultas, vistorias e pedidos de viabilidade. Em outra frente, a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) ampliou o uso de Inteligência Artificial na análise de processos. Ou seja, acelerando a análise e emissão de documentos.

Outra novidade é a possibilidade de abertura de empresas pelo WhatsApp. A ferramenta funciona assim: o empreendedor inicia uma conversa no WhatsApp com o número (48) 3665-5924 e solicita um dos serviços disponíveis. O sistema da Jucesc vai interagir com o empreendedor de forma automática, fazendo perguntas e coletando as respostas, e ao final emitirá o documento oficial solicitado.

Nesta primeira fase, a abertura de empresas contemplará apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como, por exemplo, empresário individual (EI) e sociedade limitada unipessoal. A emissão de certidões simplificadas também já está em funcionamento. A Jucesc vai incluir demais serviços nos próximos meses.

TwitterEmailWhatsApp


Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF Anterior

Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF

Pesquisa do Procon de Canoinhas ponta variação de R$ 0,70 no preço da gasolina Próximo

Pesquisa do Procon de Canoinhas ponta variação de R$ 0,70 no preço da gasolina

Deixe seu comentário