Canoinhas
+11...+21° C
  • 30/09/2025 13:25

Escolas estaduais de SC desenvolvem atividades de conscientização para alunos e professores durante Setembro Amarelo

';
  • Divulgação /SED -

Ao longo do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, as escolas estaduais de toda Santa Catarina realizaram diversas atividades alusivas ao tema. As unidades foram tomadas por cartazes com frases de conscientização e acolhimento, além de realizarem atividades e palestras sobre assuntos como bullying, autocuidado e saúde mental.

“A saúde mental é um assunto muito importante e que deve ser abordado nas escolas. Nossas equipes pedagógicas fizeram um trabalho impecável de acolhimento e conscientização durante a campanha Setembro Amarelo nas nossas escolas. Tenho certeza que nossos alunos aprenderam muito e que o conteúdo fará a diferença na vida deles dentro e fora das unidades”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

As equipes pedagógicas das unidades alertaram a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental, incentivando o diálogo e capacitando professores e alunos a reconhecerem sinais de sofrimento. A conscientização sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e a importância de oferecer ajuda também foram temas abordados.

Vale destacar ainda que a SED possui o Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) no órgão Central, nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e nas Unidades Escolares (UEs) da rede estadual, oferecendo suporte a estudantes e profissionais no enfrentamento de diversas formas de violência, incluindo bullying e cyberbullying, durante todo o ano letivo.

As ações são orientadas pela política mencionada, cujo objetivo é fornecer subsídios aos profissionais da educação na prevenção e atendimento a situações de violência, considerando as interações entre a vida estudantil e o fenômeno da violência. O núcleo é composto por uma equipe multiprofissional, formada por educadores, psicólogos e assistentes sociais, que presta atendimento a toda a rede.

O NEPRE também atua em parceria com outros setores, como saúde, assistência social e conselhos tutelares, e suas unidades escolares (NEPRE/UE) têm autonomia para desenvolver projetos que atendam às necessidades da comunidade escolar, considerando a realidade local.

TwitterEmailWhatsApp


Escolas estaduais de SC desenvolvem atividades de conscientização para alunos e professores durante Setembro Amarelo Anterior

Escolas estaduais de SC desenvolvem atividades de conscientização para alunos e professores durante Setembro Amarelo

Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país Próximo

Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país

Deixe seu comentário