Canoinhas
+11...+21° C
  • 15/08/2025 21:06

Iprev inicia emissão de Certidão de Tempo de Contribuição Digital

';
  • Divulgação / Iprev -

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) deu mais um passo rumo à modernização dos seus serviços: começou a emitir Certidões de Tempo de Contribuição (CTC) em formato digital. A novidade é resultado do desenvolvimento e implantação do novo sistema previdenciário, o Sisprev Web, e marca uma transição importante para mais agilidade, segurança e eficiência nos processos.

A CTC é o documento utilizado por ex-servidores públicos do Estado que desejam averbar o tempo de contribuição em outro regime previdenciário. Ou seja, é por meio da CTC que o tempo de serviço no Estado de Santa Catarina pode ser reconhecido em outros vínculos de trabalho para fins de aposentadoria.

O que muda com a CTC Digital?

Até então, a emissão das CTCs — dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas — eram feitas em planilhas eletrônicas, com a certidão impressa e assinada manualmente. No caso do Poder Executivo, o processo era feito pelo sistema SIGRH, mas ainda assim exigia a impressão do documento, coleta de assinaturas físicas e envio ao requerente, muitas vezes via Correios.

Agora, com o Sisprev Web, todo o processo passa a ser eletrônico. A nova CTC Digital é emitida com assinatura eletrônica e conta com validação por QR Code, o que garante autenticidade e confiabilidade ao documento. A validação pode ser feita diretamente pelo site do IPREV, no link: https://www.iprev.sc.gov.br/ctc-outros-servicos/. Serviço: Validar Certidão de Tempo de Contribuição Digital

Essa inovação facilita a veracidade do documento pelos demais regimes previdenciários e simplifica o processo de averbação para o requerente.

Uma nova era para a gestão previdenciária

A primeira CTC Digital foi assinada nesta semana pelo presidente do Iprev, Mauro de Oliveira, marcando o início da fase de transição.

A equipe técnica responsável pela emissão das CTCs, composta pelos servidores Thiago Hentchen, Pedro Bristot e Jeane Fonseca, descreve como funcionava o processo anterior: “Antes, analisávamos os processos no SGPE, emitíamos a CTC pelo SIGRH, imprimíamos o documento e colhíamos assinaturas manuais. Só então a CTC era enviada ao setor de origem. Também digitalizávamos o documento para inserção no SGPE, mas apenas a versão física era válida. Agora, com o Sisprev Web, a CTC é gerada com assinatura digital válida e emissão de QR CODE e pode ser conferida com um clique.”

Para os demais Poderes, que não possuem integração com o SIGRH, o processo também passará a ser realizado dentro do Sisprev Web, eliminando o uso de planilhas.

Fase de testes

O Iprev informa que esta é uma fase inicial de testes, mas os primeiros resultados são promissores. Ainda será necessário migrar os dados de todos os servidores para o novo sistema, mas o avanço já demonstra um futuro mais moderno, seguro e eficaz para a gestão previdenciária do Estado.

TwitterEmailWhatsApp


Santa Catarina e Paraná assinam acordo sobre royalties do petróleo que vai garantir R$ 340 milhões em obras de infraestrutura Anterior

Santa Catarina e Paraná assinam acordo sobre royalties do petróleo que vai garantir R$ 340 milhões em obras de infraestrutura

Grupo paulista investe meio bilhão de reais em galpões logísticos no Norte de SC Próximo

Grupo paulista investe meio bilhão de reais em galpões logísticos no Norte de SC

Deixe seu comentário