FIESC entrega ampliações e reformas na unidade do SENAI em Canoinhas |
Iniciados os trabalhos do anteprojeto para pavimentação da SC-120 entre Canoinhas a Timbó Grande
-
Angelo Schulka -
Canoinhas - Na manhã desta quinta-feira, dia 31/07, o jornal Diário do Planalto, acompanhou uma equipe que percorreu de carro os 64 km da SC-120, entre Canoinhas e Timbó Grande, parando em todos os pontos críticos, que merecem uma atenção redobrada para ser implementada nas futuras obras.
A primeira etapa, viabilizada pela ACIC Caçador, compreendeu o trecho entre Caçador e Timbó Grande, cujo pré-projeto já foi finalizado. Agora, com o engajamento da sociedade civil organizada e apoio de empresas da região, avança-se no sentido de dar continuidade à proposta que poderá transformar a mobilidade, a economia e a qualidade de vida de milhares de pessoas.
A SC-120 é hoje a única via de acesso para diversas comunidades rurais. Em períodos de chuva, o tráfego se torna praticamente impossível, isolando famílias e comprometendo o acesso a serviços essenciais como saúde, educação e transporte. Além disso, a precariedade da estrada dificulta o escoamento da produção agrícola e florestal, impactando diretamente a economia de municípios como Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Timbó Grande – todos grandes produtores de erva-mate, madeira, soja, milho, fumo e pecuária.
O pré-projeto tem prazo de execução e entrega de 03 meses, entretanto, a pedidos da equipe de trabalho, deverá ser entregue até setembro de 2025 visando acelerar o processo. O pré-projeto foi viabilizado por meio de doações voluntárias de empresas, entidades e pessoas físicas da região, que somaram R$ 100 mil reais. A ACIC - Associação Comercial de Canoinhas, através do seu presidente Felipe Piermann, atua como intermediadora líder da ação, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional.
Participaram da comitiva que percorreu todo o trajeto o Prefeito de Timbó Grande, Ari Galeski, os secretários municipais de Canoinhas, Leandro Pires e Rafael Roeder, o vereador de Bela Vista do Toldo, Osni Stelzner, o ex-vereador de Canoinhas, Ari Galeski, o presidente da Associação de Moradores Itamar Stavas, o empresário Charles (grupo Mallon), o engenheiro civil Éverton Bauer da empresa Rumo, responsável pelo anteprojeto, Pedro Duffeck (SIE) e Angelo Schulka, representando a imprensa regional.
A equipe técnica parou em vários pontos críticos, que vão receber atenção especial no projeto
Poeira, barro, buraco , são dificuldades constantes enfrentados pelos usuários da SC-120 todos os diasDenominada “Rodovia do Contestado” SC-120, no trecho que liga os municípios de Timbó Grande, Irineópolis, Bela Vista do Toldo e Canoinhas, a iniciativa marca a segunda etapa da chamada “Rodovia do Contestado”, projeto estruturante que pretende conectar, por meio de uma rodovia pavimentada em concreto rígido, municípios com alto potencial produtivo e logístico da região.
Deixe seu comentário