FIESC entrega ampliações e reformas na unidade do SENAI em Canoinhas |
Agricultores de Canoinhas participam de curso de solda
-
Divulgação -
“Agora vou ter mais confiança na hora de resolver o problema em um implemento”. A frase de satisfação é do agricultor Bruno Andrei Cochen, 35 anos. Ele integrou o grupo de alunos que participaram do curso de soldador realizado nesta semana em Erval Bonito, distante aproximadamente 30 quilômetros do Centro de Canoinhas.
A ação é intermediada pela prefeitura de Canoinhas, por meio da Assistência Social Rural, junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“O objetivo do curso é capacitar o produtor rural para que ele seja capaz de efetuar alguns serviços dentro da propriedade dele com segurança, acertando na escolha de um eletrodo, num ajuste de um equipamento e escolhendo um equipamento correto”, explica o professor Leonardo Fillipiaki.
Os alunos saíram entusiasmados: “a gente já tinha o contato com a solda, mas foi aprendido mais na teima, sozinho. Aqui o objetivo é aprender a técnica. Alguma coisa a gente fazia errado e não sabia se era certo ou errado e o professor veio para esclarecer bastante coisa que a gente achava que era assim e que não tinha a certeza de como fazia”, disse Fernando Ruchinski, de 35 anos.
Ampliação do Assistência Social Rural
Ações como esta realizadas em Erval Bonito integram o Assistência Social Rural, da Prefeitura de Canoinhas. A intermediação de cursos e oficinas é apenas um dos trabalhos realizados pela equipe da prefeitura. A partir de agosto, o projeto terá mais dias de atendimento e novas localidades serão incluídas.
O novo cronograma prevê atendimento semanal para as comunidades do distrito de Felipe Schmidt e da região de Barra Mansa – antes, a equipe estava presente apenas a cada 15 dias.
“Estamos levando acolhimento e oportunidades para quem mora mais longe”, reforça a vice-prefeita Zenilda Lemos
Novas localidades passam a receber o projeto: Rio Pretinho, Santa Emídia, Rio da Areia do Meio, Entre Rios, Rio da Ilha, Rio dos Pardos e Pinheiros. Nessas regiões, o atendimento será quinzenal, inicialmente, na Unidade Básica de Saúde de Rio da Areia do Meio. O lançamento oficial dessa nova etapa do projeto acontece no dia 19 de agosto, às 19h, no Pavilhão da Igreja São Miguel.
Prefeita Juliana Maciel lembra que o projeto Assistência Social Rural foi criado para levar apoio às famílias do campo, prevenindo riscos sociais e fortalecendo os laços comunitários. Devido à distância de muitas localidades, o acesso às políticas públicas é mais difícil, e o projeto busca reduzir essa barreira.
De acordo com o secretário Vilson do Nascimento, o atendimento inclui orientações, encaminhamentos, visitas domiciliares, busca ativa, concessão de benefícios, atendimento do Cadastro Único, inclusão em programas sociais e ações integradas com outras políticas públicas como esta realizada em Erval Bonito.
Assessoria
Deixe seu comentário