ADI sobre Código Ambiental de SC pode comprometer 244 mil empregos, diz FIESC |
Canoinhas realiza ações do Agosto Lilás de combate à violência contra mulher
-
Divulgação -
Durante todo o mês de agosto, o Governo de Canoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza uma série de ações voltadas à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. “A campanha Agosto Lilás tem como objetivo alertar a população sobre os diferentes tipos de violência, promover a igualdade de gênero, fortalecer a rede de apoio e incentivar a denúncia”, lembra o secretário de Assistência Social, Vilson do Nascimento.
As ações envolvem palestras, rodas de conversa, atividades educativas e informativas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), bem como a entrega de materiais com mensagens de conscientização às mulheres atendidas pelos serviços da pasta.
"Nosso compromisso é com a proteção de todas as mulheres. O Agosto Lilás é um alerta, mas também um chamado à ação”, destaca a prefeita Juliana Maciel.
Dentre os destaques da programação, estão:
• 06/08 – SCFV AJAX (crianças e adolescentes de 6 a 15 anos)
Atividade lúdica e roda de conversa para valorizar a figura feminina na vida familiar e social, a partir de relatos pessoais.
• 12/08 – Grupo Projeto Horta – Cras II
Vídeo educativo, roda de conversa, exposição de painel informativo e entrega do símbolo da campanha.
• 13/08 – SCFV AJAX (crianças e adolescentes de 6 a 15 anos)
Roda de conversa sobre os direitos conquistados pelas mulheres e os tipos de violência de gênero, com apresentação de painel de fotos de mulheres que marcaram a história.
• 18/08 – Pedágio informativo
Ação de sensibilização com entrega de materiais educativos no centro da cidade, às 13h.
• 19/08 – Grupo SCFV Parado
Palestra com Silvanira Kondageski, agente da Polícia Civil na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Canoinhas. A atividade contará ainda com roda de conversa e espaço para dúvidas dos participantes.
• 29/08 – Encruzilhada
Em parceria com a OAB, a doutora Samalia Iolanda Barcelos realiza uma palestra voltada às mulheres da localidade, com foco na conscientização e enfrentamento à violência.
Assistência Social Rural
A Assistência Social Rural de Canoinhas também se engaja nas ações do Agosto Lilás, com atividades adaptadas à realidade das mulheres do campo, que enfrentam desafios específicos como o isolamento geográfico e social, além da dificuldade de acesso a serviços de apoio.
"Violência contra a mulher precisa ser enfrentada com informação, rede de apoio e coragem. Estamos juntas nessa luta”, ressalta a vice-prefeita Zenilda Lemos.
Ligue 180
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas. Também pode ser acionado por WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
A violência também pode ser denunciada pelo 190.
Deixe seu comentário