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  • 27/08/2025 14:49

Educação realiza segunda etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem dos estudantes

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  • Leo Munhoz/ Secom -

Os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das 1.038 escolas estaduais de Santa Catarina participarão do 2º simulado de avaliação da aprendizagem nesta quarta-feira, 27. Na primeira prova, aplicada em julho, mais de 128 mil alunos realizaram as avaliações.

“Esta é mais uma etapa superimportante de um processo de recomposição da aprendizagem que estamos realizando. Nosso governador Jorginho Mello nos deu essa missão de qualificar o ensino e estamos no caminho certo. Já realizamos a devolutiva pedagógica do primeiro simulado para mais de 5 mil professores, que irão aplicar esse conhecimento em sala de aula. As expectativas são as melhores”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A ação integra o programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, e tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado. Os simulados são uma oportunidade crucial para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, utilizando dados reais como base e funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas. 

Com eles, será possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes. Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas.

Devolutiva pedagógica

Entre 11 e 19 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou um novo ciclo de formações para 5 mil professores da rede estadual de ensino. Profissionais regentes de Língua Portuguesa e Matemática, do 5º e 9º do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, estiveram envolvidos nas capacitações em 13 polos estratégicos espalhados pelo estado, com carga horária de oito horas.

As formações têm como principal objetivo fortalecer a compreensão dos participantes sobre os processos de avaliação e a recomposição das aprendizagens. Com esse preparo, os professores estarão mais aptos a elaborar ações pedagógicas voltadas às necessidades reais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento educacional e para a melhoria da qualidade do ensino em Santa Catarina.

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