logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 03/05/2025 09:08

Saúde de Canoinhas esclarece sobre divergência de resultado de exames

';

Na tarde desta segunda-feira, 22, circulou pelas redes sociais exames de uma dentista com resultados diferentes

Conforme a nota técnica 02/2020 da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Secretaria de Saúde de Canoinhas explicou que a coleta para realização e detecção para covid-19 precisa ser realizada entre o terceiro e quinto dia dos sintomas (ou do desenvolvimento da doença, se assintomático). No máximo, no sétimo dia dos sintomas da doença. Após este período, não é possível detectar mais, pois a chamada curva viral desce.


Na tarde desta segunda-feira, 22, circulou pelas redes sociais exames de uma dentista com resultados diferentes. Sobre este exame em si a Secretaria de Saúde de Canoinhas esclareceu que, no caso dela, o primeiro exame realizado pela Genolab provavelmente foi coletado entre terceiro e sétimo dia, por isso resultado positivo.


O segundo exame foi coletado quatro dias depois no laboratório Labcenter, provavelmente após sétimo dia da evolução da doença.


O laboratório Genolab também reforça que não há discrepância de resultados. "A evolução natural do PCR é se tornar indetectado, com a passagem dos dias. O momento de coleta do PCR, (casos sintomáticos) é entre o terceiro ao oitavo dia de sintomas. Fazendo após este período, o PCR (normalmente) será negativo".


A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que o Município não recebe recurso "por caso confirmado". Canoinhas recebe recurso por leito disponibilizado para internamentos de pessoas com covid-19 e este recurso é repassado ao Hospital Santa Cruz em sua totalidade. A Secretaria de Saúde também recebeu recurso limitado para combater a covid-19 na atenção básica. O Governo de Canoinhas explicou ainda que todos os gastos do combate a covid estão disponíveis no site da prefeitura.


A Secretaria Municipal de Saúde lembrou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que pessoas assintomáticas ou com sintomas leves transmitem coronavírus e por isso a necessidade de se manter o isolamento social quando há confirmação por exame.




SC tem redução nos índices de criminalidade no primeiro semestre Anterior

SC tem redução nos índices de criminalidade no primeiro semestre

PRF realiza fiscalização de combate ao crime nas rodovias da região Próximo

PRF realiza fiscalização de combate ao crime nas rodovias da região

Deixe seu comentário