logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 11/05/2025 04:37

Nota reafirma que rio Canoinhas não foi atingido por carga de biodiesel

';
  • - Equipe que trabalhou no local do acidente/Divulgação

Caminhão tanque tombou na BR-116 e produto escoou para rio que deságua no Canoinhas

O Instituto do Meio Ambiente de Canoinhas (IMA), Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro, Defesa Civil Regional, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Canoinhas emitiram nota conjunta sobre o acidente que causou vazamento de biodiesel em um rio que deságua no rio Canoinhas na semana passada.


O acidente aconteceu na tarde de 25 de junho na BR 116, Serra do Espigão, envolvendo uma carreta bitrem carregada com biodiesel que vinha de Lagoa Vermelha (RS) com destino a Cubatão (SP). O caminhão tombou na pista.

Dos 43 mil litros transportados, em torno de 38 mil foram derramados dentro do rio Matemático, que deságua no Canoinhas.


As empresas contratadas pela transportadora iniciaram logo em seguida os trabalhos de instalação de barreiras de contenção e mantas de absorção, para minimizar os impactos ambientais. Foram apuradas as responsabilidades pelo acidente, sendo tomadas as medidas legais cabíveis, de acordo com as entidades.


Segundo a nota, a Casan informou que nos pontos de captação de água nos municípios de Major Vieira e Canoinhas, até o presente momento, não foram detectadas alterações na água, que segue monitorada.


"As instituições mencionadas realizaram o acompanhamento e fiscalização dos procedimentos realizados pelas empresas, e foi exigido o controle e monitoramento diário da qualidade de água por laboratórios oficiais, com a finalidade de verificar qual o potencial do dano", informa a nota.

Colisão leva a capotamento de veículo Palio no centro de Canoinhas Anterior

Colisão leva a capotamento de veículo Palio no centro de Canoinhas

Saúde de União da Vitória confirma primeira morte por coronavírus Próximo

Saúde de União da Vitória confirma primeira morte por coronavírus

Deixe seu comentário