Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões |
Hospital de Mafra emite nota sobre morte de paciente com covid-19
Hospital informou que paciente de Papanduva chegou em estado grave e foi recebido conforme protocolos de segurança
Em nota divulgada nesta terça-feira, 12, o Hospital São Vicente de Paulo confirmou o óbito do paciente de 38 anos com covid-19, encaminhado pelo município de Papanduva à unidade.
Segundo o hospital, o paciente deu entrada na emergência do HSVP no domingo, 10, já em estado grave, vindo a óbito no mesmo dia. Além da infecção pelo vírus, confirmado por meio de exame oficial, a vítima também apresentava um quadro avançado de asma e bronquite.
O hospital informou ainda que o paciente foi recebido conforme todos os protocolos de segurança, tanto para ele quanto para a equipe de atendimento. "Fizemos todos os procedimentos necessários e possíveis na busca de reverter o quadro, porém, infelizmente não foi possível, devido ao estado avançado de enfermidade do paciente", explicou o diretor técnico do hospital, Michael R. Lang.
O HSVP reiterou que está em constante movimentação, tomando todas as medidas necessárias, para atender a comunidade de Mafra e do Planalto Norte, em relação à pandemia.
A unidade criou um Comitê Multidisciplinar Interno de Enfrentamento ao Covid-19, sob a coordenação de Michael, e composto por mais de 20 profissionais do hospital e de serviços terceirizados, que se reúnem regularmente para análise da situação, atualização e adoção de normas e orientações técnicas do Ministério da Saúde, Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal e Estadual da Saúde e outros órgãos normatizadores. O objetivo do comitê é garantir a proteção e segurança dos pacientes e dos profissionais do hospital.
"Atualmente contamos com 104 leitos, sendo 20 destes de UTI, com instalações e equipamentos modernos, dentre eles 36 respiradores, sendo cinco anestésicos localizados no centro cirúrgico", afirma Michael.
Além disso, a unidade conta com mais 14 leitos de UTI já habilitados pelo Governo de Santa Catarina e Ministério da Saúde, para funcionamento imediato e exclusivo para pacientes com diagnóstico de covid-19, confirmados.
A nota também especifica, que em relação ao atendimento na área de emergência, o fluxo é organizado desde o primeiro atendimento até o momento da alta do paciente.
O funcionamento segue da seguinte forma: Já na recepção é feita a primeira análise do estado de saúde do paciente, realizada por um profissional adequadamente preparado e munido dos EPIs necessários para assegurar também a sua segurança.
Caso este paciente apresente algum dos sintomas do covid-19 ele é encaminhado imediatamente para a sala de isolamento, possibilitando a continuidade do atendimento. Caso o paciente não apresente sintomas, ele é encaminhado para a sala de triagem para aguardar sua consulta normalmente.
O fluxo é organizado para que não haja contato entre os pacientes e ambos sejam atendidos da forma mais ágil possível. A unidade de emergência é localizada anexa ao HSVP e atualmente registra atendimento de aproximadamente 20 pessoas por dia.
O HSVP conta com 440 colaboradores e um corpo clínico de mais de 120 médicos de diversas especialidades.
Deixe seu comentário