Proclamado em 2011 pelos Estados Membros da UNESCO, e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 como Dia Internacional, o dia 13 de fevereiro tornou-se o Dia Mundial do Rádio.
O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. Em nível global, o rádio continua sendo o meio de comunicação mais amplamente consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o rádio pode moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, ser uma arena para que todas as vozes se manifestem, sejam representadas e ouvidas. As estações de rádio devem servir a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, pontos de vista e conteúdo, e refletir a diversidade de públicos em suas organizações e operações.
O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais confiáveis e utilizados no mundo, segundo diferentes relatórios internacionais.
Dia Mundial do Rádio 2023
O tema da 12ª edição do Dia Mundial da Rádio é "Rádio e Paz".
Guerra, como antônimo de paz, significa um conflito armado entre países ou grupos dentro de um país, mas também pode se traduzir em um conflito de narrativas midiáticas. A narrativa pode aumentar as tensões ou manter as condições para a paz em um determinado contexto - por exemplo, pesar sobre a condução áspera ou tranquila das eleições, a rejeição ou integração dos retornados, o aumento ou moderação do fervor nacionalista, etc. público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e emolduram uma narrativa que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão.
O rádio pode, de fato, alimentar conflitos, mas, na realidade, o rádio profissional modera conflitos e/ou tensões, evitando sua escalada ou trazendo reconciliação e negociações de reconstrução. Em contextos de tensão distante ou imediata, programas relevantes e reportagens de notícias independentes fornecem a base para uma democracia sustentável e boa governança, reunindo evidências sobre o que está acontecendo, informando os cidadãos sobre isso em termos imparciais e baseados em fatos, explicando o que está em jogo e negociando diálogo entre os diferentes grupos da sociedade.
“… já que as guerras começam na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas.”
Essa é a razão pela qual o apoio à rádio independente deve ser visto como parte integrante da paz e da estabilidade. No Dia Mundial do Rádio 2023, a UNESCO destaca o rádio independente como um pilar para a prevenção de conflitos e construção da paz.
Fonte: Unesco

Deixe seu comentário