logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 18/05/2025 03:06

Deputados de SC discutem sobre o tratamento precoce e lockdown

';

A sessão plenária da tarde desta terça-feira (6) teve como destaques os pronunciamentos em favor da adoção do tratamento precoce ou de lockdown contra a Covid-19, além da criação de uma frente parlamentar de acompanhamento de mortes pela pandemia em Santa Catarina.

Inicialmente, o deputado Kennedy Nunes (PSD) defendeu a criação da frente parlamentar, argumentando que recebeu várias manifestações de médicos, enfermeiros e entidades de classe preocupados com a questão. Citou que há denúncias de seguradoras que não querem pagar os seguros para quem morre de Covid-19 e as famílias estão muitas inseguras sobre essa situação.

Disse ainda que houve denúncia de uma mulher que morreu enfartada e a unidade hospitalar informou que se a família aceitasse colocar a morte devido à pandemia não teria custos com o caixão e o sepultamento. "A prefeitura pagaria tudo." O parlamentar afirmou que a Frente não pretende mudar o número de mortes no estado, mas levantar a real situação e verificar se as pessoas estão recebendo tratamento necessário nos hospitais.

Kennedy salientou ainda que fica preocupado com a informação de que o governo estaria abrindo leitos nos hospitais, mas sem saber se há toda estrutura necessária para esse atendimento. "É isso que queremos saber. Há muitas famílias em dúvidas se quem morreu foi ou não de covid, por isso convido a todos a assinarem pela criação da Frente Parlamentar."

Chapecó

Em seguida, os deputados Sargento Lima (PL) e Jessé Lopes (PSL) defenderam o uso de medicamentos no tratamento precoce para a doença, citando como exemplo a atitude do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que fez um vídeo nas redes sociais criticando o lockdown e defendendo o tratamento precoce no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Destacaram ainda que o presidente Jair Bolsonaro vai visitar o município do Oeste nesta quarta-feira (7), além de criticarem "a grande mídia" por estar tentando dizer que é mentira a redução de casos de Covid em Chapecó.

A deputada Luciane Carminatti (PT), que é de Chapecó e integrou o Comitê Integrado de Operações de Enfrentamento Covid-19 da macrorregião oeste, destacou que não foi apenas o tratamento precoce que diminuiu os casos no município. Lembrou que o prefeito João Rodrigues, desde o mês de janeiro, publicou 16 decretos e duas leis municipais de restrição e até de punição às pessoas, observando ainda que foi adotado um lockdown parcial na cidade.

A parlamentar ressaltou que apesar de ser oposição no município não poderia deixar parabenizar o prefeito João Rodrigues pelas medidas adotadas no enfrentamento da pandemia e que não estaria entrando no debate de quem defende ou não o lockdown.

Motorista perde a direção e carro bate na parede de uma casa na Rua Bernardo Olsen Anterior

Motorista perde a direção e carro bate na parede de uma casa na Rua Bernardo Olsen

Coronavírus em SC: Estado confirma  821.952 casos, 790.221 recuperados e 11.548 mortes Próximo

Coronavírus em SC: Estado confirma 821.952 casos, 790.221 recuperados e 11.548 mortes

Deixe seu comentário