logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 21/05/2025 11:57

Daniela Reinehr toma posse no Governo do Estado interinamente nesta terça-feira

Posse está marcada para às 10h horas na Capital; Carlos Moisés é afastado por até 180 dias

A vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) assume às 10h desta terça-feira, 27, interinamente, o governo do Estado de Santa Catarina. É a primeira vez na história de Santa Catarina que uma mulher assume o governo. Daniela foi salva pelo voto de minerva do presidente do tribunal que julgou o pedido de impeachment dela e do governador Carlos Moisés (PSL), que a partir desta terça é afastado pelo prazo de até 180 dias. O afastamento não é o impeachment definitivo, que pode ocorrer ou não, ao final do processo.

O colegiado, formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, aceitou a denúncia de impeachment contra Moisés por 6 votos a 4. A denúncia contra Reinehr resultou em empate (5 a 5) e foi arquivada após o voto do desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).

Ex-policial militar, Reinehr acompanhou pessoalmente a sessão de julgamento que começou às 9 horas da manhã de sexta-feira, 23, e terminou na madrugada de sábado, 24. Moisés não estava presente.

Durante a sessão do tribunal especial, Reinehr foi defendida pela advogada Ana Cristina Blasi. Ela passou a atuar no caso por indicação de Karina Kufa, advogada de Bolsonaro. O voto do deputado Sargento Lima (PSL), a favor do impeachment de Moisés e contra o da vice, foi fundamental para o resultado.

SEM CERIMÔNIA

No Twitter, Daniela afirmou que "Não haverá solenidade nesta terça-feira. Amanhã eu assumo como governadora de #SantaCatarina. O meu primeiro ato no cargo será em uma reunião com o colegiado, logo cedo, às 9h30. Em seguida, haverá uma coletiva de imprensa. Comigo é assim: sem cerimônia, mas com muito trabalho", afirmou. 

Região do Planalto Norte reduz risco de contaminação da covid de grave para alto Anterior

Região do Planalto Norte reduz risco de contaminação da covid de grave para alto

Canoinhas registra 11ª morte por covid-19 Próximo

Canoinhas registra 11ª morte por covid-19

Deixe seu comentário