logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 21/05/2025 15:43

Com tempo seco, oito incêndios em vegetação são registrados em um dia

';

Incêndios foram registrados em Mafra, Papanduva, Rio Negrinho, Sta Terezinha e Matos Costa

O Planalto Norte viveu um verdadeiro 'dia do fogo' nesta quarta-feira, 28. Seis incêndios foram registrados em diferentes cidades.

Pela manhã, na localidade do Cerro do Galo, proximidades da cidade de Matos Costa, na propriedade da Empresa Novacki e adjacências, uma área de aproximadamente 20 alqueires de pinus e eucalipto foi destruída pelo fogo.

Ainda pela manhã, na rua Pioneiro José Grossel, Bairro Faxinal, em Mafra, um reflorestamento de eucalipto com cerca de 3500 metros quadrados em área de difícil acesso foi consumida pelo fogo. Para combater as chamas foram gastos aproximadamente 500 litros de água e a utilização de batedores.

Por volta das 11 horas, outro incêndio de grande proporção foi registrado em reflorestamento e vegetação nativa na estrada geral de Craveiro, município de Santa Terezinha. Após cerca de nove horas e meia para o controle e extinção, e cerca de 15 mil litros de água, o fogo foi controlado. A área atingida de mata nativa foi de aproximadamente 10 hectares. O proprietário da área atingida relatou que quando chegou em sua fazenda já havia fogo não sendo possível controlar.

Por volta do meio-dia, na rua Germano Neundorf, sentido Bairro São Lourenço, também em Mafra, outro reflorestamento de eucalipto em uma área estimada em 25 mil metros quadrados foi atingida por um incêndio. Os bombeiros levaram cerca de duas horas para combater o fogo, gastando aproximadamente 3 mil litros de água, sendo utilizado bombas costais e batedores. Após as chamas debeladas os bombeiros se deslocaram para outro fogo em vegetação às margens da BR-116.

No começo da tarde desta quarta-feira, 28, ocorreu incêndio de grande proporção em vegetação na estrada geral de Rodeiozinho. Havia risco de atingir residências. Após cerca de três horas para o controle e extinção, e cerca de quatro mil litros de água, o fogo foi extinto com a ajuda de populares. A área atingida de mata é de aproximadamente doze hectares. O proprietário da área atingida relatou que o incêndio começou em uma área ao lado de sua propriedade.

Por volta das 16h30, na rua Germano Neundorf, sentido ao bairro São Lourenço, outro incêndio em mata nativa alta, local de difícil acesso, atingiu cerca de 7.500 metros quadrados, levando aproximadamente uma hora e meia de combate para a extinção, gastando cerca de 1.300 litros de água, bombas costais e batedores.

Ainda nesta quarta, Rio Negrinho registrou dois incêndios em vegetação.

Segundo o Capitão Clemente Stähelin Michels, dos bombeiros de Canoinhas, que supervisiona o 9º Batalhão de Bombeiros Militares, sediado em Canoinhas, disse que foi necessário acionar pessoal de folga para auxiliar no trabalho de combate ao fogo. Ele acrescenta que houve mais ocorrências que devem ser repassadas nesta quinta, 29. "Ressaltamos a atenção da população com esse tempo seco. Evitem queimadas para limpar a vegetação, que está muito seca, pega fogo muito fácil e se alastra muito rapidamente. Perde-se o controle muito facilmente", alerta.

 


Via Atacadista inaugura loja de Canoinhas com grande mix de produtos Anterior

Via Atacadista inaugura loja de Canoinhas com grande mix de produtos

Veículo de Canoinhas se envolve em acidente com vítima fatal na SC-418 Próximo

Veículo de Canoinhas se envolve em acidente com vítima fatal na SC-418

Deixe seu comentário