Portabilidade de consignado para CLT entre bancos começa a valer |
Bombeiros alertam para alto risco de queimadas no Planalto Norte
Relatórios do Ciram/Epagri apontam para risco severo de incêndios florestais na região
Além do frio intenso, o inverno catarinense segue marcado por um longo período de estiagem, motivo de atenção com o aumento de incêndios florestais e em áreas de vegetação. Locais com incidência de geadas também são propícios para este tipo de ocorrência. Este fenômeno causado pelo frio, comum inclusive nas regiões do Planalto Norte Catarinense, costuma ressecar as vegetações, o que facilita a propagação de chamas. O alerta é do Corpo de Bombeiros de Canoinhas.
Relatórios do Ciram/Epagri, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, apontam para risco severo de incêndios florestais no Planalto Norte Catarinense em função das elevadas temperaturas dos últimos dias.
PREVENÇÃO
Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente a colocação de fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves incêndios, considerando que o vento no local costuma propagar as chamas.
Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, além de não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que por vezes passa despercebida e também pode resultar em incêndios.
COMO AGIR
Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. A tentativa de combate as chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados. Sem os devidos cuidados, o indivíduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor.
Considerando os riscos à vida, bens materiais e ao meio ambiente, a principal orientação é evitar o início do fogo, em quaisquer circunstâncias.
Deixe seu comentário