Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões |
'Não estamos preparados para liberação do transporte coletivo', diz Beto Passos
Prefeito respondeu a sinalização do governador do Estador de dar autonomia de decisão aos prefeitos
O prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), disse em coletiva online na tarde desta segunda-feira, dia 1º, que Canoinhas não está preparada para retomar o transporte coletivo. "Pela nossa realidade, não estamos preparados para liberação do transporte coletivo. Ainda é algo muito perigoso, que dá uma possibilidade de facilidade para transmissão do vírus", afirmou. A fala do prefeito é uma resposta à coletiva concedida pelo governador Carlos Moisés (PSL) que, mais cedo, afirmou que o transporte coletivo no Estado segue suspenso até 2 de agosto, porém, no caso do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros, os prefeitos podem deliberar de acordo com a realidade local.
Sobre a educação, Passos disse que "compreendemos que o ensino superior acaba atraindo para as universidades pessoas de várias regiões do Planalto Norte e Sul do Paraná, o que torna a possibilidade de contaminação delicada. Vamos fazer um estudo porque entendemos ser precoce dar uma data oficial neste momento". De acordo com o governador Moisés, aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e superior estão suspensas até 2 de agosto, mas os prefeitos também podem deliberar a respeito de acordo com a realidade local. Estágios, no entanto, estão liberados a partir da próxima semana.
Logo em seguida Passos deixou claro que não há data definida para o retorno das aulas em Canoinhas e que qualquer medida será tomada mediante ampla discussão com representantes do setor. "A princípio retomaremos as aulas em agosto", afirmou seguindo o anunciado pelo governador.
"Vamos acompanhar as testagens que serão feitas durante toda a semana para tomar uma medida acertada, pensando primeiramente na saúde dos canoinhenses, resguardando as vidas. Não temos nenhum caso de pessoa que tenha perdido sua vida por causa do coronavírus, vamos trabalhar para que isso continue", ressaltou Passos.
Nesta semana Canoinhas começa uma bateria de 600 testes em áreas estratégicas do Município.
Sobre o comércio, Passos disse que "vamos nos reunir nesta semana com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) para tomar medidas que evitem o fechamento do comércio em Canoinhas. Medidas para mantermos abertos os estabelecimentos, mas com todos os cuidados par evitar a propagação do vírus".
ENTENDA O DECRETO ESTADUAL
TRANSPORTE
De acordo com o decreto 630/2020, a partir do dia 8 de junho, os prefeitos poderão autorizar a liberação do transporte coletivo municipal de passageiros. Isso não significa a liberação automática e imediata em todo o território catarinense, pois os municípios precisam apresentar os critérios necessários para a retomada do serviço com segurança.
O transporte coletivo intermunicipal de passageiros também será liberado no dia 8 de junho, e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) afirma que a retomada será feita por região e com base nos indicadores da Secretaria de Estado da Saúde.
O transporte coletivo interestadual público ou privado e de veículos de fretamento vindos de outros estados segue suspenso até dia 2 de agosto de 2020, exceto casos expressamente autorizados pelas Secretarias da Infraestrutura e Mobilidade e da Saúde.
A portaria com as normas para retomada do transporte coletivo de passageiros será publicada pela SIE até o fim desta semana.
AULAS PRESENCIAIS
Seguem suspensas até 2 de agosto as aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior. Há uma exceção para as aulas presenciais de cursos superiores, que poderão ser autorizadas a partir de 6 de julho em caso de decisão conjunta dos secretários de Estado da Saúde e da Educação, considerando os índices de contágio da Covid-19. As atividades presenciais em estágios obrigatórios e as aulas práticas em laboratórios de cursos superiores poderão voltar a partir de 8 de junho.
Todas as deliberações serão norteadas por critérios técnicos e científicos, balizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Já os cursos livres foram autorizados a retornar de maneira presencial na última semana, com a portaria 352 da Secretaria de Estado da Saúde, com data de 25 de maio. Os cursos livres são aqueles considerados como educação não formal de duração variável. Enquadram-se na categoria de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, proporcionando ao aluno conhecimentos que lhe permitam inserir-se no mercado de trabalho ou ainda aperfeiçoar seus conhecimentos em área específica.
ESPORTE
A suspensão das competições esportivas em todo o território catarinense continua valendo pelo menos até o dia 5 de julho. A partir desta data e conforme a linha de propagação da doença no mês de junho, poderá se iniciar um diálogo para o retorno dos eventos esportivos. A decisão sobre o assunto será tomada de maneira compartilhada com os gestores municipais, conforme a realidade de cada uma das regiões.
Deixe seu comentário