logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 15/05/2025 20:44

23 de fevereiro de 1954: Crianças recebem a primeira vacina contra a poliomielite

';
  • UNICEF/UN0324716/Zaidi -

Há exatos 69 anos, um grupo de crianças da Arsenal Elementary School, em Pittsburgh, Pensilvânia, recebe as primeiras injeções da nova vacina contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil, desenvolvida pelo Dr. Jonas Salk. Graças à vacina, no século 21, os casos de poliomielite foram reduzidos em 99% em todo o mundo.

Embora não fosse tão devastadora quanto a peste ou a gripe, a poliomielite era uma doença altamente contagiosa que surgia em surtos terríveis e parecia impossível de conter. Atacando as células nervosas e, às vezes, o sistema nervoso central, a poliomielite causava deterioração muscular, paralisia e até a morte. Mesmo quando a medicina melhorou muito na primeira metade do século 20 no mundo ocidental, a poliomielite ainda atacava, afetando principalmente crianças, mas às vezes também adultos. 


Uma versão posterior da vacina contra a poliomielite, desenvolvida por Albert Sabin, usava uma forma enfraquecida do vírus vivo e era engolida em vez de injetada. Foi licenciada em 1962 e logo se tornou mais popular do que a vacina de Salk, pois era mais barata de produzir e mais fácil de tomar. Ainda não há cura para a poliomielite depois de contraída, mas o uso de vacinas praticamente eliminou a poliomielite em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os casos de poliomielite foram reduzidos em 99% e sobrevive apenas entre as comunidades mais pobres e marginalizadas do mundo.


UNICEF/UN0324716/Zaidi

Sobe para 49 o número de mortos no litoral norte de São Paulo Anterior

Sobe para 49 o número de mortos no litoral norte de São Paulo

União Europeia ordena que funcionários apaguem TikTok de celulares Próximo

União Europeia ordena que funcionários apaguem TikTok de celulares

Deixe seu comentário