Rua Marechal Deodoro 357 Canoinhas-SC
Canoinhas-SC | Fone 47 3622 4444
jornaldiariodoplanalto@gmail.com

Vara Criminal distribui mais de R$ 600 mil reais das Penas Pecuniárias

08 Novembro 2018 09:10:59

Redação
IMG_0479.JPG
Na tarde de ontem, no salão do júri da Comarca de Canoinhas, a Juíza da Vara Criminal, Dra. Dominique Gurtinski, reuniu algumas entidades que formam o Conselho da Comunidade, para oficialmente distribuir os recursos arrecadados com as penas pecuniárias, ou seja valores pagos por pequenos infratores, que celebram acordos com o Judiciário, evitando assim medidas mais severas como a detenção ou a continuidade dos processos criminais.
Foram exatamente R$ 636.443,00 (seiscentos e trinta e seis mil quatrocentos e quarenta e três reais) arrecadados com as penas, disse a Dra. Dominique,  no período que ela esteve frente da Vara Criminal de maio 2017 até a data de hoje. A juíza acrescenta, "Neste período sentenciei mais de 2.500 processos, um aumento de mais de 40% que o ano anterior. Crimes graves como tráfico de drogas, roubo, homicídios e estupro tiveram uma dura resposta pelo Judiciário, com aplicação de medidas rigorosas. Além de manter presos, durante todo o processo, os autores deste tipo de crimes, na prolação da sentença apliquei penas que chegaram a atingir o máximo previsto na Lei" disse Dra. Dominique.

A Juíza ainda disse que "Sempre tive como objetivo desenvolver um trabalho de redução da criminalidade, com penas e medidas que desestimulassem a prática de delitos, mas também aplicando recursos em projetos sociais e contribuindo para a melhoria das entidades que trabalham diretamente com a Justiça Criminal. Para mim hoje é motivo de muita alegria fazer com que a  Vara Criminal de Canoinhas, com participação do Ministério Público,  distribua esses mais de 600 mil reais para as entidades locais, que atuam no combate ao crime ou que desenvolvem projetos de cunho social" finalizou justificando a Juíza.

 
 
Conselho da Comunidade
Para a Presidente do Conselho, a advogada Sandra Mara Zacko, o retorno desses valores para própria comunidade é fruto da harmonia que hoje existe com o trabalho executado na Vara Criminal. A participação da Dra. Dominique, veio reforçar muito essa parceria, pois ela é antes de tudo uma cidadã canoinhense e sabe melhor que ninguém das dificuldades das nossas instituições. 
Para Sandra Zacko, as reuniões mensais com as entidades, ajudou a aproximar as instituições do Poder Judiciário, auxiliando na concessão desses recursos e a sua aplicação no que é realmente necessário.
Para o Administrador da UPA - Unidade Prisional Avançada, Alexander Marcelo Costa, os investimentos em salas de aula na unidade, a criação de uma fábrica de artefatos de concreto e os cursos profissionalizantes do IFSC dentro da unidade, só foram possíveis com a importante soma aplicada através das Penas Pecuniárias.
"Esse recurso além de bens materiais, está trazendo novamente a dignidade, para que esses detentos um dia possam a ser úteis novamente para a sociedade, que está acreditando novamente no potencial desses pessoas que hoje estão enclausuradas para pagar por seus crimes, mas que após terem pago sua dívida com a sociedade possam ser reintegrados como homens e mulheres de bem" disse Costa.
 
 
As Entidades
Entre as entidades beneficiadas com os recursos estão as APAEs de Canoinhas, Major Vieira e Três Barras, a Policia Militar com viaturas e novos equipamentos, o Corpo de Bombeiros com três desfibriladores, Hospital de Major Vieira, Conseg, ARAD e Conselho da Comunidade.


Sem título.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina