Rua Marechal Deodoro 357 Canoinhas-SC
Canoinhas-SC | Fone 47 3622 4444
jornaldiariodoplanalto@gmail.com

Estresse pode deixar os cabelos brancos, afirma estudo

Descoberta avança o conhecimento da ciência sobre como o estresse pode afetar o corpo humano

Jmais
estudo-900x444.jpeg
Ratinho com pelos brancos depois de ser exposto ao estresse agudo/Harvard/FMRPUSP

Os primeiros fios de cabelo branco começaram a aparecer e você está longe da terceira idade? A solução é diminuir as atividades que te causam estresse. É o que aponta um estudo divulgado nesta quarta-feira, 22, na revista científica Nature, feito por pesquisadores dos EUA e do Brasil.

 

egundo o estudo feito com camundongos, em situações muito estressantes, neurônios que ficam na vizinhança dos fios liberam uma substância que acaba esgotando as fábricas celulares da “tinta” natural dos cabelos. Assim, quando novos fios nascem, já não têm a cor de antes.

 

 

Por dois dias, ratos foram expostos em laboratórios a estresse intenso causado por dor aguda. “Cerca de quatro semanas depois, apareceram pelos brancos nos ratos”, explica o pesquisador do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da FMRP-USP, Thiago Mattar Cunha em entrevista ao portal G1.

 

 

“Embora só um dos experimentos tenha sido feito com células humanas, é bem provável que o mecanismo que vimos nos camundongos seja compartilhado conosco. A fisiologia é muito parecida”, afirma Cunha.


Sem título.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina