Rua Marechal Deodoro 357 Canoinhas-SC
Canoinhas-SC | Fone 47 3622 4444
jornaldiariodoplanalto@gmail.com

Secretaria de Educação recebe netbooks para distribuir aos alunos da rede municipal

Por meio do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) a Prefeitura de Canoinhas junto à Secretaria de e Educação, adquiriu 5 mil computadores para todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal.

Por Bruna Oleskovicz
O investimento foi mais de 1,8 milhão e beneficiará todos os alunos do Ensino Fundamental

 Canoinhas - Por meio do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) a Prefeitura de Canoinhas junto à Secretaria de e Educação, adquiriu 5 mil computadores para todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal. O Programa é uma iniciativa da Presidência da República coordenada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.

Ontem, a Prefeitura recebeu os netbooks e o secretário de educação, Hamilton Wendt afirmou que em breve os computadores estarão nas Escolas. “Até o final de setembro e/ou início de outubro será realiza a entrega de todos os computadores nas escolas”, conta. Os netbooks serão configurados para os alunos usarem em salas de aula e os professores já estão sendo habilitados para trabalharem com esse novo recurso. “Eles estarão habilitados para trabalhar em plataforma Linux e espera-se que possam ser desenvolvidos todos os conteúdos”, diz o secretário. Wendt explica as vantagens deste novo investimento para a educação do município. “Além das apostilas, os alunos terão um conteúdo que poderá estar sendo trabalhado junto ao professor pelo computador que terá programas específicos para as disciplinas”, ressalta. “A alfabetização acelera em 30% por conta desse benefício”, destacou Wendt.
O secretário conta também que todas as escolas deverão receber internet com banda larga, inclusive as escolas do interior. “No próximo dia 5 sai o resultado da licitação da empresa que vai habilitar a torre de todos os pontos de internet para as escolas”, conta. 
Os netbooks foram pagos à vista pela Prefeitura e Secretaria de Educação. “As condições financeiras da Secretaria e da Prefeitura estavam em boa condição e a compra foi à vista”, afirma. O investimento foi mais de 1,8 milhão e cada netbook custou R$376,94. “Foi um investimento para marcar os 100 anos de Canoinhas”, destacou o secretário. 
Além disso, o produto é extremamente apropriado para ser utilizado em salas de aula. Tem desenho exclusivo de modo a garantir maior segurança aos estudantes e também maior resistência a impactos e quedas reduzindo assim a possibilidade de danificação do equipamento. “É um produto apropriado para as crianças”, disse Wendt.
O secretário ainda ressalta a satisfação e alegria por esse novo passo na educação do município. “Não terminamos nem de entregar os novos uniformes e já estamos com os computadores em mãos”, diz. “O pessoal ficou muito satisfeito, pois não esperávamos que fosse tão rápido a entrega. Mas é um programa que estávamos pensando há muito tempo já”, finaliza.
 
 
 

Imagens




Sem título.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina