Rua Marechal Deodoro 357 Canoinhas-SC
Canoinhas-SC | Fone 47 3622 4444
jornaldiariodoplanalto@gmail.com

Educação é a área que mais possui recursos na SDR

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) é um braço do Governo do Estado que foi criada com o objetivo de evitar o máximo de que as pessoas tenham que sair da sua cidade para ir até a capital do Estado realizar ou resolver assuntos ligados a sua região.

Por Bruna Oleskovicz
A SDR, neste ano, liberou mais de 5 milhões para as escolas

 Canoinhas - A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) é um braço do Governo do Estado que foi criada com o objetivo de evitar o máximo de que as pessoas tenham que sair da sua cidade para ir até a capital do Estado realizar ou resolver assuntos ligados a sua região. Assim, o Secretário Regional atua junto com órgãos estaduais como a Casan, Celesc, Polícia, Cidasc, Epagri, Educação, Saúde, etc. “Ou seja, todos os órgãos do Estado estão ligados diretamente com a Secretaria Regional”, explica o secretário da 26ª SDR, Argos Burgardt.

A 26ª SDR atende os municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Porto União. 
Este ano, o desenvolvimento da secretaria tem sido um pouco mais lento devido alguns fatores que ocorreram no decorrer dos últimos meses. No início do ano, o governador Raimundo Colombo pediu um prazo para indicar os secretários regionais e ao terminar o prazo houve o movimento por parte dos professores para a reposição salarial. “Isso se estendeu por praticamente 90 dias, ou seja, foram três meses que o Governo ficou parado, porque dependia dessa ação para saber se haveria resultados financeiros para os próximos investimentos”, conta Burgardt.  “Os professores é o principal elo da nossa cidade, pois estão ligados a todas as famílias do estado de Santa Catarina”, afirma.
Quando voltou às atividades novamente, ocorreram os problemas climáticos que resultou na enchente que atingiu vários municípios do Estado. “Agora que voltou a se movimentar. Nos últimos dias conseguimos liberações para a reforma de várias escolas, repasses para vários municípios e está começando a entrar em um bom compasso, na medida do possível”, afirma o secretário. Segundo ele, a secretaria tem feito vários esforços que possam levam qualidade de vida a população. 
Hoje, a área em que possui mais recursos para a secretaria regional é a educação. “A educação possui muitas escolas, muitos professores, o quadro docente é muito grande e possui milhares de alunos. Então, nesse viés, em que a secretaria tem os maiores investimentos”, destaca. Mas também, há investimentos que a secretaria junto a outros órgãos do Governo vai buscar. 
O orçamento da SDR é aproximadamente de 15 milhões de reais. “Além disso, há outros orçamentos que são os convênios com os municípios que vão além desses 15 milhões, ou seja, aqueles recursos que buscamos em conjunto com outros deputados – como o Deputado Aguiar – para buscar e trazer para os municípios”, explica. 
A SDR trabalha com funcionários efetivos, contratos e os cargos de confiança que são realizados por indicações políticas. “O secretário regional, o gerente da saúde, da educação, da agricultura, do turismo, o diretor geral, o administrador de finanças e o gerente de planejamento são todos por indicação política”, conta.
Burgardt ressaltou que a SDR gostaria que mais empresas viessem vender para o Estado. “Pois é um processo extremamente claro, transparente e democrático e fazemos questão que várias empresas venham, pois não precisamos vender só para empresas de fora, as empresas de Canoinhas poderiam participar também”, destaca.
A SDR, neste ano, liberou mais de 5 milhões para as escolas e os próximos investimentos serão na reforma de algumas escolas, na compra de mais materiais esportivos e material de expediente. “Também, estamos vendo a questão das rodovias SC-477 e a SC-280. Sem esquecer a SC-303 que vai até Timbó Grande, uma estrada de chão que temos condições de arrumar sozinhos com os equipamentos que a secretaria possui”, conclui Burgardt. 
 

Imagens




Sem título.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina