Rua Marechal Deodoro 357 Canoinhas-SC
Canoinhas-SC | Fone 47 3622 4444
jornaldiariodoplanalto@gmail.com

Pronto Atendimento Secretária de Saúde responde sobre reclamações

Secretária Telma, afirma que tem previsto no contrato dois médicos para atender no PA durante o final de semana

Por Bruna Oleskovicz
01

 Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 8, entre as ordens do dia, estava uma indicação de autoria do vereador Bene Carvalho, em que sugeria a Secretária de Saúde, Telma Bley, a possibilidade de disponibilizar mais um médico para fazer atendimento nos finais de semana, no Pronto Atendimento Municipal – PA. Pois houve reclamação sobre a demora do atendimento no último domingo e também no sábado, por pais de adolescentes – que tinham sofrido acidente automobilístico - que alegavam ter apenas um médico para atender seus filhos que estavam feridos. 

A Secretária Telma, em conversa com a redação, afirmou que tem previsto no contrato dois médicos para atender no PA durante o final de semana. “Está no contrato e no último domingo havia dois médicos atendendo, porém, nesse dia, houve diversas ocorrências e algumas delas eram graves e é claro, recebem prioridade no atendimento”, explica. 
Segundo a secretária, muitas pessoas deixam de consultar nas Unidades de Saúde do município para ser atendido no PA. “Há consultas sobrando nas Unidades de Saúde de Canoinhas, por exemplo, na Cohab 3 e em Marcílio Dias”, conta. Também, há aqueles moradores de localidades do interior, que quando vêm para o centro de Canoinhas, aproveitam e consultam no Pronto Atendimento. “E isso enche o PA e ocorre a demora no atendimento, mas nem todos estão com algo grave e podem comparecer no outro dia”, explica Telma.
Também, segundo ela, há pessoas que procuram o atendimento do PA apenas em busca de Atestado Médico. “Ingeriu bebidas no final de semana, não se sente bem na segunda-feira e procura o local apenas para conseguir um atestado para poder faltar no trabalho”, ressalta.  
A secretária de saúde ainda enfatiza a importância do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população. “Muita gente reclama do SUS, mas não existe nenhum outro Pronto Atendimento para Planos de Saúde e nem particular, pois é o único que mantém as portas abertas nos finais de semana”, destaca. “Além disso, o SUS tem salvado muitas vidas”, finaliza Telma. 
 
 

Imagens




Sem título.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina