Rua Marechal Deodoro 357 Canoinhas-SC
Canoinhas-SC | Fone 47 3622 4444
jornaldiariodoplanalto@gmail.com

O lixo nosso de cada dia

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo.

Bruna Oleskovicz
Lixo

 

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc., gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.

 

Em todo o Brasil, 72% das cidades jogam o lixo em lugares inadequados. Em Canoinhas, principalmente em terrenos baldios, muitas pessoas jogam os seus lixos, sem se importar com o mau cheiro e a poluição do solo. O que fazer quando isso acontece? Denuncie o autor do crime, e caso não haja no local uma placa de proibição, informe a prefeitura, ela aplicará a placa informando sobre a Lei que proíbe de jogar lixo em lugares impróprios. Muita gente não conhece a Lei ou apenas faz de conta que não.

Aterro sanitário x Lixão

O aterro sanitário só recebe o lixo que não pode ser reciclado. O chorume, aquele líquido que sai de matéria orgânica em decomposição, é tratado e volta a ser água limpa. E o gás metano, que tanto agride o planeta, é coletado e vira energia.

Ao contrário do aterro sanitário, os lixões não atendem nenhuma norma de controle. O lixo é disposto de qualquer maneira e sem nenhum tratamento, o que acaba causando inúmeros problemas ambientais. 

Transformar lixões em aterros sanitários no Brasil seria um passo importante. Mas solução mesmo só com coleta geral, educação e fiscalização. 


Coleta de lixo em Canoinhas

Em Canoinhas não existe lixão e nem aterro sanitário. O lixo coletado aqui é enviado para Três Barras, onde ele é selecionado e separado, após esse processo é enviado para o aterro de Mafra. É a empresa Serrana, responsável pela coleta e manutenção do aterro sanitário, recebe resíduos sólidos urbanos de 18 cidades dos Estados de Santa Catarina e do Paraná.

Em média, são recolhidos 520 a 550 toneladas de resíduos sólidos e dois mil litros de lixo hospitalar mensalmente na cidade.

 

Importância da separação de lixo

É muito importante a separação do lixo, pois com isso é possível fazer a reciclagem do lixo cada vez mais rápida, e também facilita e muito no trabalho dos coletores, se, por exemplo, uma pessoa quebrou um copo ou um quadro em casa colocou em um saco plástico, o coletor pode pegar aquilo sem saber que é vidro e acabar se machucando, além de poder pegar doenças. Faça a seleção dos lixos na sua casa você fazendo a sua parte você pode estar ajudando e muito o nosso planeta que precisa muito de ajuda.

 

Imagens




Sem título.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina