Rua Marechal Deodoro 357 Canoinhas-SC
Canoinhas-SC | Fone 47 3622 4444
jornaldiariodoplanalto@gmail.com

Equipamento cirúrgico de alta tecnologia chega a Canoinhas

Foi realizada na terça-feira (1º) a primeira cirurgia com haste intramedular bloqueada no Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

Fábio Rodrigues e Marcelo Sussenbach
Haste intramedular bloqueada
Foto: Divulgação

Para fraturas dos ossos das pernas, com o uso do intensificador de imagem e mesa ortopédica, as técnicas minimamente invasivas tornaram-se o tratamento de escolha para fraturas graves obtendo excelentes resultados.

Com isso, o tratamento cirúrgico com hastes intramedulares bloqueadas vem ganhando popularidade nos últimos anos.

A haste intramedular bloqueada é um dispositivo médico desenvolvido com o objetivo de promover a estabilização, correção e fixação óssea, especialmente para fraturas nas pernas, sendo considerado um sistema de fixação biológico. Através de pequenas incisões pode-se realizar a redução, fixação e estabilização da fratura, sem abrir e manter o foco do hematoma, acelerando a consolidação, associado à menor agressão cirúrgica. Dispensa o uso do gesso pós-operatório, recuperando rapidamente a mobilidade.

Operações desse gênero só eram realizadas em grandes centros, como Joinville e Florianópolis. Dessa forma, a alta tecnologia mostra-se presente no Hospital Santa Cruz, além de um corpo clínico qualificado e especializado.

De acordo com o médico ortopedista, Marcelo Sussenbach, a operação com haste intramedular bloqueada é realizada apenas como tratamento de emergência, sem filas de espera ou demanda. “Essa cirurgia é realizada em casos específicos, com indicações determinadas. Fraturas expostas, por exemplo, não podem receber esse tratamento”, explica.

O aparelho utilizado para a cirurgia foi adquirido no final do ano passado, com o apoio do deputado Antonio Aguiar e em convênio com empresas do gênero.

Imagens




Sem título.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina